CANCELAR INSCRIÇÃO ENEM 2019 – Como fazer e Alterar dados

O Exame Nacional do Ensino Médio é um dos processos de seleção mais concorridos do Brasil e centenas de milhares de estudantes se inscrevem, todos os anos, para realizar esta tão famosa prova. Mas e quando o candidato se inscreve e descobre que não poderá comparecer no dia do Exame? Descubra agora como cancelar a inscrição ENEM 2019!

Desde 2009, o ENEM agregou outra função: tornou-se também uma avaliação que seleciona estudantes de todo o país para instituições federais de ensino superior e para programas do Governo Federal, como por exemplo:

  • Sisu;
  • Prouni;
  • Fies.

Estes são programas que auxiliam as pessoas de baixa renda e gostariam de estudar em uma universidade, mas não possuem dinheiro suficiente pagar a mensalidade de uma universidade particular. Portanto, para se informar mais a respeito do assunto, basta continuar a leitura do conteúdo a seguir. Vamos lá!

Como cancelar inscrição do ENEM 2019?

ENEM é a sigla para Exame Nacional do Ensino Médio e foi criado em 1998 com o objetivo de ser uma avaliação de desempenho dos estudantes de escolas públicas e particulares do Ensino Médio.  E uma dúvida muito comum entre os candidatos é sobre como cancelar a inscrição da prova.

Antes de querer de fato fazer o cancelamento, lembre-se que este processo seletivo é a porta de entrada para várias universidades e, por isso, se tornou a principal prova aplicada no Brasil e o segundo maior exame educacional do mundo.

CANCELAR INSCRIÇÃO ENEM 2019

Se você gostaria de anular sua inscrição porque não conseguiu isenção da taxa cobrada, entenda que caso você tenha respondido o questionário socioeconômico e, com base nos seus dados, a gratuidade da taxa não foi concedida, não será possível cancelar a inscrição e fazer uma nova, assim como voltar atrás e marcar outra categoria de isento.

Mas, se você não quer mais fazer mais o ENEM por motivos pessoais, basta não pagar o boleto de inscrição que sua inscrição no Enem será automaticamente cancelada. Se ainda restam dúvidas ou você está com algum problema na inscrição, ligue para o Inep pelo número:

  • 0800 616161.

Como alterar os dados da inscrição do ENEM

Se você gostaria de fazer alterações nos dados da inscrição do ENEM, aqui estão algumas dicas. Quase todas as informações preenchidas na inscrição do Enem podem ser corrigidas, como por exemplo:

CANCELAR INSCRIÇÃO ENEM 2019

  • Endereço;
  • Telefone;
  • Necessidade de atendimento especial ou especializado;
  • Local de prova;
  • Opção de língua estrangeira.

Para isso, basta fazer um novo login na Página do Participante com o CPF e a senha durante as inscrições Enem 2019.

Porém, dados socioeconômicos e de escolaridade não podem ser alterados na Página do Participante. Isso significa que se você informou uma renda acima do limite para solicitar isenção, por exemplo, não poderá alterar os dados para conseguir a gratuidade da taxa.

Além disso, se você já concluiu ou está concluindo o ensino médio e não indicou isso no ato da inscrição, provavelmente receberá o resultado do Enem junto com os treineiros, ou seja, não poderá se inscrever no SiSU, ProUni ou FIES do primeiro semestre.

Como recuperar senha ENEM

Se o seu motivo para querer fazer o cancelamento da inscrição do ENEM é porque esqueceu a senha de cadastro, saiba que é possível cadastrar uma nova senha e continuar acessando as informações da Página do Participante. O passo-a-passo de recadastramento da senha é:

CANCELAR INSCRIÇÃO ENEM 2019


1º passo: Acesse o endereço enem.inep.gov.br e preencha o campo CPF com o número do documento utilizado na inscrição do Enem e marque a imagem solicitada pelo site (veja na imagem). Depois, basta clicar em Esqueci minha senha.


2º passo: Confirmar as informações como CPF e e-mail, já que sua senha provisória será enviada para o endereço cadastrado. Após a confirmação, basta seguir os demais passos da Página do Participante.


Se você não estará na cidade cadastrada para fazer a prova do ENEM, não é preciso cancelar a inscrição no ENEM. Neste caso, basta fazer o login na Página do Participante e alterar seu local de prova para a cidade em que você estará nos dias do ENEM.

Fique atento, porque a alteração do local de prova só pode ser feita durante o período de inscrições.


Como vimos, o Exame Nacional do Ensino Médio é um dos processos de seleção mais concorridos do país. Milhares de estudantes de todos os estados se preparam com antecedência para se inscrever e participar desta prova, afinal, com a nota obtida no Enem, o candidato poderá ingressar em uma boa Universidade de Ensino Superior.

E agora que você já sabe como cancelar a sua inscrição ENEM 2019, alterar os dados e recuperar a senha na página do participante, esperamos que não tenha restado nenhum tipo de dúvida. Mas caso ainda tenha alguma pergunta a fazer, basta deixá-la em um comentário abaixo. Boa Sorte!

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 4.8
Total de Votos: 4

CANCELAR INSCRIÇÃO ENEM 2019 – Como fazer e Alterar dados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *