COMO SE INSCREVER NO ENEM 2019 — Passo a Passo Completo!

O Exame Nacional do Ensino Médio foi criado em 1998 com o objetivo de avaliar o desempenho dos estudantes de escolas públicas e particulares do Ensino Médio no país. Desde sua fundação ele passou a ter mais uma função; selecionar estudantes que desejam saber como se inscrever no ENEM 2019 para instituições federais de ensino superior e programas do governo federal.

Esses programas (Sisu, Fies e Prouni) facilitam a vida financeira com auxílios que vão desde bolsa integral, à possibilidade de ter o pagamento das mensalidades adiados para pagar somente depois de formado. Hoje em dia, diversas universidades particulares usam a nota deste exame para acesso aos seus cursos de nível superior.

Existem  também algumas Universidades em Portugal que estão aceitando as notas do ENEM para acesso em suas faculdades. Continue lendo o texto para saber como se inscrever e não perder essa oportunidade.

O que é o ENEM?

O processo seletivo do Enem 2019 acontecerá em dois dias. O primeiro dia será para questões de linguagens, ciências humanas e redação, com um tempo total de cinco horas e meia para conclusão da prova. A redação deve conter no mínimo 30 linhas para demonstrar seus conhecimentos sobre o tema.

COMO SE INSCREVER NO ENEM 2019

No segundo dia de prova, serão abordadas questões da área de exatas, com duração de cinco horas. Cada prova objetiva tem 45 questões de múltipla escolha. Elas são desenvolvidas para testar os conhecimentos do candidato em diferentes níveis do ensino médio.

Para isso o sistema de seleção e avaliação ocorre por meio de um método chamado TRI (Teoria da Resposta ao Item).

Como se inscrever no ENEM 2019

COMO SE INSCREVER NO ENEM 2019


1º Passo (Data de Inscrição): O primeiro passo é estar atento às datas. É importante ficar atento quanto à divulgação das datas para se inscrever no Enem 2019.


2º Passo (Documentação): É importante que você tenha em mãos os documentos citados abaixo. Sem eles você não conseguirá concluir sua inscrição:

  • Documento de identidade – RG;
  • Cadastro de Pessoa Física – CPF;
  • Endereço completo;
  • Numero de telefone válido;
  • E-mail pessoal.

3º Passo (Acesse o site para a inscrição): De posse desses documentos em mãos, acesse o site do ENEM, entre na pagina de inscrição – enem.inep.gov.br – e dê seqüência preenchendo os dados solicitados.

Se você precisar de atendimento Específico (para gestantes, idoso, estudante em classe hospitalar, lactante e idoso) ou Especializado ( para deficientes físicos ou intelectual) preencha o campo especifico, solicitando recursos para tal.

Para inscritos que se identificam como travesti ou transexual e querem ser reconhecidas socialmente de acordo com sua identidade de gênero, solicite seu nome social no site do MEC. Lembre-se que existe um período específico para essa solicitação e, vencido o prazo, você não poderá fazer uso do seu Nome Social para realizar o ENEM 2019.


4º Passo – (Escolha sua preferência para o idioma secundário): Haverá um campo em que você deverá escolher sua preferência por língua estrangeira. As opções estão entre Inglês e Espanhol. Informe seu interesse nesse campo.


5º Passo (Responda sobre seu Ensino Médio): Especifique aqui sua situação escolar. Se você já concluiu, basta informar sua conclusão. Caso ainda esteja terminando seu Ensino Médio, você deverá informar a data de conclusão, o colégio e o local.


6º Passo (Preencha Questionário socioeconômico): A partir desse ano, esse formulário não mais influenciará no pedido de isenção da taxa de inscrição. Essa solicitação deverá ser realizada antecipadamente as inscrições ENEM, e possui um prazo para resposta. Entretanto, esse campo é levado em consideração para a participação em outros programas do governo, tal como o Sisu, Prouni e Fies.

Apesar de ser uma das partes mais longas e demoradas, é importante que você tenha atenção e responda o mais honestamente possível esse questionário.


7º Passo – (Dados para acesso, contato e senha): Já estamos na etapa final sobre como se inscrever no ENEM 2019. Agora falta pouco. Lembre-se do campo em que falamos dos documentos, e preenchemos algumas informações sobre contato?

É através daquele contato que o INEP, órgão realizador das provas ENEM 2019, entrará em contato com você. Revise essas informações e veja se algo não ficou preenchido de forma errada. Utilize-se de um email e um telefone que você tenha acesso prático.

Dada a importância, você não vai querer, depois de ter preenchido todo esse formulário, pago a inscrição, não ser encontrado, não é mesmo? Crie sua senha, seguindo os parâmetros de segurança solicitado pela plataforma e anote em um lugar seguro essa senha, juntamente com o número de inscrição que será gerado pelo sistema.

Esses dados serão necessários para você acessar a pagina do participante.


8º Passo – (Conclua o cadastro): Aqui, você deverá imprimir o boleto e realizar o pagamento dentro do prazo estipulado. É aqui que muitos se perdem. Fique atento; se o pagamento não for feito na data estipulada, você não poderá realizar a prova.

O valor da taxa de inscrição esse ano é de R$ 82,00.


Datas das Provas do ENEM

Os locais de provas serão informados em Outubro. 04/11 será o primeiro domingo de provas e o segundo, no dia 11/11. A divulgação do resultado será em Janeiro de 2019.

Os portões abrem às 12 horas e fecham às 13:00 horas. O inicio das provas está marcado para as 13:30 horas.


É muito importante ficar sabendo como se inscrever no ENEM 2019, caso tenha alguma dúvida relacionada ao Exame Nacional do Ensino Médio deixe seu comentário abaixo que iremos responder logo em breve. Boa sorte!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *