ENEM 2019 INSCRIÇÃO — Quando começa, Como fazer – APRENDA!

O período do ENEM 2019 inscrição está prestes a ser divulgado, o que deixa muitos estudantes na expectativa. O Exame Nacional do Ensino Médio acontece uma vez por ano, sendo considerada a principal forma de ingresso para as universidades brasileiras. Muitas instituições utilizam esta prova como forma de ingresso, substituindo a nota do exame pelo vestibular tradicional.

Para quem vai fazer pela primeira vez o Exame e está meio perdido, não se preocupe. No conteúdo a seguir tiraremos todas as suas dúvidas sobre o processo seletivo, mostrando como funciona e as principais dicas para realizar a inscrição para o Enem. Confira:

ENEM 2019

O ENEM 2019 é um exame nacional aplicado em todo o Brasil. Ele foi criado com o intuito de medir o nível de conhecimento dos estudantes e brasileiros em geral. Todos os anos, milhões de participantes que desejam ingressar em uma faculdade são reunidos, já que o processo seletivo substituiu o vestibular tradicional em grande parte das instituições.

ENEM 2019 INSCRIÇÃO

O processo seletivo funciona da seguinte maneira: são 05 cadernos de provas, divididos por cores (branco, rosa, azul, cinza e amarelo), apresentando as mesmas questões distribuídas de formas diferentes em cada um. O processo seletivo acontece em dois dias:


Dia 01: No primeiro dia, os candidatos terão que responder 90 questões objetivas de múltipla escolha, sendo distribuídas da seguinte forma:

  • Ciências Humanas e Suas Tecnologias (45 questões);
  • Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias (45 questões) e Redação.

Os candidatos terão um tempo de 04 horas para responderem todas as questões.


Dia 02: No segundo dia, os candidatos terão que responder mais 90 questões objetivas, que são distribuídas entre as disciplinas:

  • Matemática, Códigos e Suas Tecnologias (45 questões);
  • Ciências da Natureza e Suas Tecnologias (45 questões).

Os candidatos terão 05 horas para responder todas as questões.

ENEM 2019 Inscrição

As inscrições Enem são abertas no início de maio e deverão ser realizadas exclusivamente pela internet, através do site do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).

Para realizar a ENEM 2019 inscrição, será importante estar com os seus documentos pessoais em mãos, pois essas informações serão necessárias. Veja, a seguir, o passo a passo para se inscrever no exame:

ENEM 2019 INSCRIÇÃO


Passo 1: Os participantes deverão acessar o site do INEP (enem.inep.gov.br). Ao entrar no site, será possível visualizar o cronograma de inscrições e outras informações sobre o processo seletivo. Clique em “página do participante” e, em seguida, em “inscrição Enem”.


Passo 2: Agora será necessário informar o número do seu CPF, clicar na imagem de segurança, depois a sua data de nascimento e clicar novamente na imagem de segurança.

Em seguida será necessário preencher todas as etapas da inscrição, que são constituídas por:

  • Dados pessoais;
  • Recursos;
  • Prova;
  • Ensino Médio;
  • Escola;
  • Questionário;
  • Contato.

Passo 3: Durante esse processo, o candidato poderá solicitar a isenção da taxa de inscrição. Caso não tenha pedido, então será preciso imprimir o boleto e pagar o valor correspondente em qualquer unidade do Banco do Brasil, Correios ou Caixa Econômica Federal.


Após o pagamento da taxa de inscrição do ENEM 2019 dentro do prazo estimado, o candidato confirmará a sua participação no processo seletivo. Caso o pagamento não seja feito no tempo estimado, a participação do candidato será eliminada.

ENEM 2019 Inscrição – Taxas

ENEM 2019 INSCRIÇÃO

A taxa de inscrição do ENEM em sua última edição foi de R$ 82,00. O valor é o mesmo aplicado na edição passada, considerado alto por grande parte dos participantes.

Contudo, se o candidato não possuir condições de arcar com esse gasto, é possível pedir a isenção do pagamento. Veja, a seguir, quem pode pedir a isenção da taxa de inscrição:


Beneficiados pela Lei Federal nº 12.799/2013: A isenção poderá ser solicitadas por participantes que concluíram os estudos em escolas públicas ou em particulares, com a condição de serem bolsistas integrais. Além disso, os solicitantes deverão possuir renda familiar mensal de até 1,5 salário mínimo por membro familiar.


Integrantes do Cadastro Único do Governo Federal: Pessoas que são cadastradas nos programas sociais do Governo Federal poderão pedir a isenção da taxa. Para isso, será necessário informar um Número de Identificação (NIS) válido.


Aprovados no Encceja: Os candidatos que fizeram o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos e obteve a certificação para o Ensino Médio também poderão pedir a isenção da taxa inscrição.


Depois de realizar a inscrição ENEM 2019, os candidatos deverão imprimir o cartão de confirmação. Nesse cartão possui o número do participante e o endereço e os horários em que as provas serão aplicadas.

Com a nota do exame, os participantes poderão concorrer as vagas para universidades públicas, através do Sistema de Seleção Unificada (SiSu) e universidades privadas, por meio do Programa Universidade para Todos (ProUni).

Para poder participar, será necessário ter tirado uma nota igual ou superior a 450 nas provas objetivas e acima de zero na redação. Em caso de maiores dúvidas sobre o como se inscrever no ENEM 2019 deixe o seu comentário a seguir. Boa Sorte!

Professor Lucas CunhasEscrito por: Professor Lucas Cunha

Licenciado em Letras pela UFSC, Pós Graduado em Letras e Cultura pela University of Oxford e apaixonado por escrita web. Me sigam nas redes sociais:

  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *