ENEM 2019 → Inscrições, Taxa, Isenção, Gabarito, Resultado — VEJA

Os estudantes brasileiros que estão concluindo ou que já concluíram o ensino f devem ficar atentos quanto a divulgação de uma nova edição do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM 2019 – esta que pode ser a chance de conseguir ingressar em uma instituição de ensino superior através de bolsas de estudos.

O ENEM é um dos processos de seleção mais concorridos do Brasil e cabe aos participantes estarem se preparando com antecedência para obter um bom rendimento no prova aplicada pelo mesmo. É uma ótima oportunidade para os alunos que não tem condições financeiras suficientes para pagar a matrícula em uma faculdade particular.

Se você deseja se informar ainda mais sobre o Exame Nacional do Ensino Médio, saiba que veio ao lugar certo. No artigo abaixo você entenderá o que é o Enem, quem pode se inscrever, como consultar o resultado,  e muitas outras informações. Vale a pena dar uma conferida para esclarecer todos os tipos de dúvida. Vamos lá!

O que é o ENEM?

O ENEM é a sigla dada para o Exame Nacional do Ensino Médio, este que é um processo de seleção realizado todos os anos pelo Ministério da Educação (MEC).  Através da nota obtida na prova aplicada pelo exame, os candidatos poderão ter a chance de conseguir ingresso em Universidade Públicas e Privadas que fazem parte deste programa.

ENEM 2019

Este processo de seletivo é composto por quatro provas de múltipla escolha, sendo que cada uma delas possui 45 questões, além de uma redação. As áreas abrangidas em cada prova são as seguintes:


Ciências Humanas e suas Tecnologias – História, Geografia, Filosofia e Sociologia.


Ciências da Natureza e suas Tecnologias – Química, Física e Biologia.


Linguagens, Códigos e suas Tecnologias – Língua Portuguesa, Literatura, Artes, Educação Física, Tecnologias da informação e comunicação, além de Língua estrangeira (Inglês ou Espanhol).


Matemática e suas Tecnologias – Matemática (Geometria e Álgebra).


A prova do ENEM 2019 é realizada com o objetivo de avaliar os conhecimentos e competências dos estudantes que estão saindo do ensino médio ou até mesmo aqueles que já se formaram. E além dos conteúdos mencionados acima, é necessário fazer uma redação sobre um tema surpresa escolhido pelo próprio Ministério da Educação.

Inscrições ENEM 2019

Qualquer cidadão pode realizar a inscrição, porém, vale lembrar o objetivo principal do processo seletivo é o de avaliar os conhecimentos dos estudantes que estão concluindo o ensino médio. E o primeiro passo a ser dado para estar se inscrevendo é verificar se o período para as inscrições ENEM já foi liberado.

ENEM 2019

Caso tenha sido, basta acessar o site do INEP ENEM (https://enem.inep.gov.br/) e seguir todos os passos ensinados pela página.

Ainda na plataforma online do Enem é possível conferir outra série de informações a respeito do Exame, e uma delas é o período exato para se inscrever na próxima edição da prova. No site também dá para saber quanto os candidatos deverão pagar para se inscrever e o último dia para realizar o pagamento.

Taxa de Inscrição ENEM 2019

Todo o processo de inscrição para o ENEM é muito simples e os candidatos não encontram nenhum tipo de dificuldade no procedimento. Porém, existe uma taxa cobrada pelo MEC para participar da prova, e valor da taxa de 2019 ainda não foi divulgado.

Tudo indica que o valor das inscrições ENEM para 2019 será algo em torno de R$ 82,00.

Não são todos os candidatos que deverão pagar pela taxa de cadastro exigida pelo programa, existe também a opção de pedir isenção para participar do programa de forma gratuita. E se você não sabe como pedir isenção no ENEM, o tópico abaixo poderá ser de grande ajuda.

Isenção

Como mencionado anteriormente, alguns estudantes podem pedir isenção no momento da cobrança da taxa de inscrição ENEM, é o caso daqueles que cursaram todo o ensino médio em instituições de rede pública de ensino. Em outras situações é preciso comprovar que o candidato tem renda familiar relativamente baixa, e estes dados são informados no momento da inscrição.

Esta opção é muito vantajosa para os estudantes de classe média baixa, pois o valor da inscrição aumenta a cada ano que passa. E no tópico abaixo será possível saber como consultar o Gabarito do Exame Nacional do Ensino Médio de maneira simples e fácil. Acompanhe.

Gabarito ENEM 2019

ENEM 2019

Após a realização da prova ENEM 2019 inscrição, os estudantes devem aguardar um período para poder consultar gabarito de questões. Mas vale lembrar que, só é possível conferir os acertos e erros da prova com os cadernos do exame em mãos, estes que podem ser levados pelos estudantes que permaneceram na sala de prova até o final do tempo estabelecido.

O Gabarito Enem geralmente é divulgado alguns dias após a prova ter sido aplicada. O próprio site oficial do INEP ENEM o disponibiliza para que os estudantes possam consultá-lo, basta ficar atento ao período da divulgação para o ano de 2019 e acessar o site (enem.inep.gov.br) para se informar mais detalhadamente.

Resultado ENEM 2019

ENEM 2019

Após ter passado todo o período da realização das provas do Enem, os participantes devem aguardar e ficar atentos para a divulgação do resultado para verificar suas notas finais obtidas. Mas a divulgação do mesmo demora um período de alguns meses após o Exame Nacional do Ensino Médio ter sido realizado, e os candidatos devem estar sempre ligados.

Assim como todos os outros procedimentos do Enem, o resultado ENEM 2019 também é divulgado na plataforma oficial do Exame, e para ter acesso ao mesmo basta inserir os seus dados utilizados no momento da inscrição do Enem (número de inscrição/CPF e senha).

Pronto, agora é só conferir a sua pontuação e utilizá-la para conseguir uma bolsa de estudos através do Sisu, Prouni ou Fies.


Agora que você conferiu estas ótimas informações sobre o Exame Nacional do Ensino Médio, esperamos que não tenha ficado nenhum tipo de questionamento.

Mas caso ainda haja algum tipo de dúvida relacionada à inscrição para o ENEM 2019, deixe o seu comentário logo abaixo para que possamos estar ajudando. Boa Sorte

Professor Lucas CunhasEscrito por: Professor Lucas Cunha

Licenciado em Letras pela UFSC, Pós Graduado em Letras e Cultura pela University of Oxford e apaixonado por escrita web. Me sigam nas redes sociais:

  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *