INSCRIÇÃO PARA O ENEM 2019 — Inscreva-se Agora no Site INEP

Para que já concluiu ou está prestes a concluir o Ensino Médio, se programar em relação a inscrição para o ENEM 2019 pode ser uma boa ideia. O exame é realizado todos os anos, e pode ser a grande oportunidade para ingressar em uma universidade de qualidade.

O Enem surgiu como uma proposta para avaliar a qualidade do ensino médio em todo o país. Ele é consistido de uma prova com diversas questões e uma redação de tema a ser definido na data do exame.

Entenda melhor o que é o Exame Nacional de Ensino Médio, como fazer a sua Enem 2019 inscrição, e para que, efetivamente, serve esse exame. Tiraremos todas as suas dúvidas a respeito.

ENEM 2019

Como dissemos, o Enem 2019 surgiu, inicialmente, para analisar a qualidade do ensino no Brasil. No entanto, rapidamente o Enem passou a ter uma serventia a mais.

INSCRIÇÃO PARA O ENEM 2019

A nota obtida neste exame passou a valer na pontuação dos mais importantes vestibulares do país. Com isso, muita gente utiliza a inscrição para o Enem com o intuito de conseguir ingressar nas mais importantes universidades.


Quem pode se inscrever: Qualquer pessoa que esteja matriculara no terceiro ano do Ensino Médio, ou que já tenha concluído – independente do ano de conclusão – pode se inscrever. Para isso, é necessário pagar a taxa de inscrição Enem – a menos que você se encaixe na condição de isento.

O Exame acontece em dois domingos consecutivos, e o local é previamente informado aos candidatos. Várias escolas e universidades abrem suas portas para receber os candidatos nos dias das provas.

A prova é composta de 180 questões, sendo 45 de cada um dos assuntos a seguir:

  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;
  • Língua Estrangeira – Inglês ou Espanhol;
  • Matemática e suas Tecnologias.

As questões possuem respostas alternativas de A, B, C, D ou E. Apenas uma é a resposta correta, e o aluno deve preencher um gabarito com as respostas.

Além disso, quem realizar a inscrição do Enem também precisa escrever uma redação, que possui grande peso de pontuação final. O tema da redação é sempre um assunto atual – político, social, econômico, etc. É essencial que o candidato acompanhe os noticiários, e saiba argumentar sobre variados assuntos.

As provas aplicadas têm duração de 5 horas e 30 minutos cada uma. Isso dá ao aluno, mais ou menos, um tempo de 3 minutos para resolver cada questão, além de 1 hora para desenvolvimento da redação.

Inscrição para o ENEM 2019

Para realizar as inscrições Enem você precisa apenas de um computador com acesso à internet. A inscrição é feita virtualmente, e depois o candidato precisa pagar a taxa para garantir a sua vaga no dia do Exame.

INSCRIÇÃO PARA O ENEM 2019

Em seguida, siga os passos a seguir:


Passo 01. Insira o seu CPF, e selecione a figura solicitada pelo sistema;


Passo 02. Informe todos os seus dados pessoais solicitados;


Passo 03. Informe o seu endereço;


Passo 04. Caso você seja portador de alguma deficiência ou necessidade especial, preencha os campos referentes a sua condição;


Passo 05. Selecione a língua estrangeira de sua preferência para realizar o Exame;


Passo 06. Informe o estado em que você pretende realizar o exame;


Passo 07. Informe em que ano você está na escola, ou então se já concluiu os estudos.


Depois de preencher todo o formulário, você deverá gerar a GRU – Guia de Recebimento da União. A guia deverá ser paga até a data indicada para que você possa realizar a inscrição Enem e o exame.

Valor da taxa de inscrição para o ENEM

INSCRIÇÃO PARA O ENEM 2019Em 2018 o valor da inscrição foi de R$82,00, e a data limite para pagamento em 23 de maio. No dia da prova, leve o comprovante de pagamento da GRU, e o comprovante de sua inscrição.

Pessoas em condição de vulnerabilidade socioeconômica ou que estudou em escola pública tem direito a isenção da taxa. Nesse caso, a condição deverá ser solicitada no ato da inscrição.


Saber como se inscrever Enem 2019 pode ser a sua chance de entrar em uma grande universidade. Siga as nossas dicas e não perca essa oportunidade. E caso tenha ficado com alguma dúvida, deixe o seu comentário a seguir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *