Inscrição para o Enem 2020: Inscreva-se Agora no Site INEP

Como todo início de ano, muitos estudantes que estão terminando o ensino médio já começam a se preparar e programar para todas as provas e vestibulares. Nesse planejamento é importante constar os prazos para a inscrição para o ENEM 2020.

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) começou em 1998 e é realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Inicialmente, avaliava o desempenho dos alunos. Nos dias atuais é uma forma dos estudantes entraram em universidades. Veja como fazer sua inscrição para o ENEM 2020 e tire outras dúvidas sobre a prova:

ENEM 2020: Como funciona?

ENEM 2020: Como funciona?

Além de avaliar o desempenho dos alunos do ensino médio, a prova também conta na pontuação de muitos vestibulares em várias universidades brasileiras. Dessa forma, o ENEM tornou-se um recurso para ingressar no ensino superior.

Alguns programas do Governo Federal também usam a nota obtida no exame para que os estudantes possam frequentar uma faculdade particular. São eles o Prouni (Programa Universidade Para Todas), o Sisu (Seleção Unificada) e o FIES (Fundo de Financiamento Estudantil).

O ENEM 2020 pode ser realizado por qualquer pessoa que esteja cursando o último ano do ensino médio. No entanto, pessoas que já terminaram os estudos também podem se inscrever.

A prova é extensa, com 180 questões e uma redação. É realizada em 2 domingos consecutivos. São 45 questões de cada um dos seguintes temas:

  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;
  • Língua Estrangeira – Inglês ou Espanhol;
  • Matemática e suas Tecnologias.

A redação é realizada no último dia de prova. O tema costuma tratar de assuntos atuais, com o intuito de provar as habilidades do estudante de argumentar e construir um bom texto.

Inscrição para o ENEM 2020

Assim como nos anos anteriores, a inscrição para o ENEM 2020 será totalmente online. Você precisará ter em mais os seus documentos básicos para preencher.

Para se inscrever, siga o passo a passo:

  1. Entre no site oficial do ENEM pelo endereço enem.inep.gov.br;
  2. Clique em “Página do Participante”;
    Inscrição para o ENEM 2020
  3. Clique em “Inscrever-se”;
  4. Preenche com seu CPF e faça a confirmação solicitada;
    Inscrição para o ENEM 2020
  5. Preencha sua data de nascimento e todos os outros dados pessoais solicitados;
  6. Informe se precisa ou não de um atendimento especializado;
  7. Confirme seus dados;
  8. Escolha a língua estrangeira que irá fazer a prova;
  9. Defina o estado e a cidade onde realizará a prova;
  10. Confirme novamente os dados;
  11. Responda as questões sobre o seu Ensino Médio e sobre sua família;
  12. Preencha as formas de contato;
  13. Preencha com sua senha.

Valor da taxa de inscrição para o ENEM 2020

Para realizar a prova do ENEM o candidato precisa pagar uma taxa. Para o ENEM 2020 essa taxa um valor próximo de R$88,00. No entanto, há possibilidade de isenção.

Quem estiver concluindo ou já concluiu o Ensino Médio em escola pública, terá isenção da taxa automaticamente na hora da inscrição.

Mas há outras formas de pedir a isenção, como por exemplo declarando carência. Outros casos que se pode pedir isenção da taxa de inscrição para o ENEM 2020 são:

  • Concluir o Ensino Médio pelo Encceja;
  • Alunos que cursaram o Ensino Médio em escola pública e tem renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo;
  • Alunos que cursaram o Ensino Médio em escola particular com bolsa de 100% e possuem renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo;
  • Alunos que cursaram o Ensino Médio em escola particular com bolsa de 100%, renda mensal da sua família é de até 3 salários mínimos ou de até 1/2 salário mínimo per capita e a família está inscrita no Cadastro Único.

É importante atentar-se ao cronograma do ENEM 2020 para solicitar a isenção da taxa. Feito isso, é necessário ficar ligado para o resultado, informando se você conseguiu ou não a isenção.

Cartão de Confirmação ENEM 2020

ENEM 2020: Como funciona?

O Cartão de Confirmação do ENEM 2020 é extremamente essencial na hora de fazer a prova. Por isso, assim que for disponibilizado na Página do Participante no site do ENEM, faça a sua impressão.

As informações que constam no Cartão de Confirmação são:

  • A data da prova;
  • Horário e local onde o candidato realizará a prova;
  • O número de inscrição no ENEM;
  • Opção da língua estrangeira que caíra na prova;
  • Indicação de qualquer tipo de atendimento especializado (se houver).

Além do Cartão de Confirmação para o ENEM 2020 é necessário levar um documento com foto. Não se esqueça também do material necessário, como caneta. E o mais importante: não se atrase em hipótese alguma! No dia da prova os portões são fechados pontualmente, portanto, os atrasados perdem o exame.

Calendário ENEM 2020

O calendário oficial para o ENEM 2020 ainda não foi divulgado. Geralmente, o edital e todas as outras datas são liberadas no mês de março.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 6

Inscrição para o Enem 2020: Inscreva-se Agora no Site INEP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *